Hiperautomação dentro de casa
- João Marcelo Alves
- 26 de out. de 2022
- 3 min de leitura
SĆ©rie "Os IncrĆveis Poderes da Hiperautomação" | Post 4

No último post lancei um desafio: como podemos usar a hiperautomação no nosso dia a dia, dentro da nossa casa ou no trabalho?
JÔ sabemos que a hiperautomação nada mais é que a colaboração homem-mÔquina integrando diferentes tipos de tecnologia como IoTs, IA, software e data analytics. Também sabemos que a mÔquina faz bem trabalhos repetitivos, detalhistas e em grande volume; nós humanos, ao contrÔrio, somos bons em criar, nos relacionar e tomar decisões em contextos complexos. Assim, a mÔquina, quando usada corretamente, nos complementa e elimina aquele trabalho chato, desagradÔvel ou perigoso.
Se jÔ sabemos o que é hiperautomação e para o que ela serve, vamos imaginar como ela poderia nos ajudar em algumas atividades domésticas do nosso dia a dia, tornando a nossa vida mais prazeroso e menos estressante.
Eu detesto fazer lista de mercado! Checar todos os Ćtens que estĆ£o faltando, a quantidade de pessoas que nos visitarĆ£o ao longo do mĆŖs e escolher qual o mercado que tem o preƧo mais em conta para os itens que vou comprar. Esse trabalho, eu e minha esposa temos uma ou duas vezes por mĆŖs. Eis uma atividade domĆ©stica que, para mim, Ć© desagradĆ”vel. Agradeceria se uma mĆ”quina pudesse cuidar disso para mim.
Agora imagine uma solução de hiperautomação que resolva esse problema. Em um software especializado, vocĆŖ cadastra os itens que sua famĆlia consome em um determinado perĆodo e o nĆŗmero de pessoas, sexo e suas idades. VocĆŖ indica ao software se quer fazer compras semanais, quinzenais ou mensais. Integrado a esse software, hĆ” uma inteligĆŖncia artificial (algoritmo de machine learning) que acompanha e revisa os seus hĆ”bitos de consumo: verifica variaƧƵes no consumo dos itens comprados e novos itens que comprou fora do sistema e trouxe para casa; tambĆ©m compara continuamente os preƧos dos itens de consumo em diferentes supermercados.
Esse software estÔ conectado a um aplicativo que te informa o que deve comprar na próxima remessa, em qual mercado a sua cesta de compras é mais barata, sugere marcas de produtos semelhantes em promoção e outros produtos que combinam com os itens indicados. E, captando os dados dos produtos que você traz para dentro de casa e as embalagens que você joga fora, você tem um dispositivo leitor de código de barras na cozinha e um na Ôrea do lixo.
Pronto. Conectando IoTs a um software que processa os dados de cadastro dos itens que normalmente compra em um dado perĆodo para a sua casa, a uma IA que adapta continuamente a sua lista de forma inteligente e sugere o que comprar e onde comprar e a um aplicativo no smartphone que traz uma experiĆŖncia de uso prĆ”tica e amigĆ”vel e te alerta quando algo precisa ser feito, temos uma plataforma de hiperautomação que torna a nossa vida mais prĆ”tica e leve.
Aplicações da hiperautomação serão cada vez mais comuns no nosso dia a dia e no trabalho. O ganho de tempo, simplificação nas decisões rotineiras e mitigação de erros farão parte das nossas vidas e trarão uma vida em casa e no trabalho muito mais agradÔvel e estimulante, com mais tempo livre para fazer aquilo que gostamos e o que nos desafia.
O ganho de tempo, simplificação nas decisões rotineiras e mitigação de erros farão parte das nossas vidas e trarão uma vida em casa e no trabalho muito mais agradÔvel e estimulante, com mais tempo livre para fazer aquilo que gostamos e o que nos desafia.
Então, pronto para aplicar a hiperautomação nas atividades do seu dia?
